A COESÃO

O dicionário Cegalla afirma categoricamente : coesão significa conexão, ligação. E esse atributo deve estar presente em todo texto. É  bastante comum , infelizmente, vermos textos nos quais essa união não está presente. Veja isso no exemplo abaixo:

A saúde no Brasil vai de mal a pior. Os salários dos médicos estão muito baixos. Os remédios estão muito caros. Ninguém suporta mais tantas filas em hospitais.

Repare que as frases, embora tratem do mesmo tema, estão soltas , sem conexão entre si.
Vamos consertar esse texto então? Veja:


A saúde no Brasil vai de mal a pior. Pode-se ver isso nos salários dos médicos que estão muito baixos. Os remédios também estão muito caros. Além disso, ninguém suporta mais tantas filas em hospitais.

O simples uso de pequenas expressões como "Pode ser ver isso", "também" e "além disso" foram suficientes para unir as frases e fazer assim a coesão entre elas.

Veja outro tipos de coesão:


COESÃO REFERENCIAL -ocorre quando um termo faz referência a outro escrito anteriormente:

Exemplo: Maria saiu às três horas, mas nesse horário seria impossível contactá-la.



COESÃO LEXICAL - impede a repetição desnecessária de termos ou vocábulos.

Exemplo: O presidente Lula afastou-se do debate político. Há tempos não se vê esse grande ex-metalúrgico do abc participando da discussão de algum tema relevante para a  sociedade.

A igreja deve orientar também sobre a questão da opção sexual entre os jovens. Dessa forma , crianças e adolescentes devem buscar ajuda espiritual nas instituições religiosas.



A COESÃO ENTRE PARÁGRAFOS

Depois de terminado o rascunho, leia o seu texto todo e veja se , ao se ler cada parágrafo isoladamente, tem-se a percepção de qual é o tema. Se não se puder ter essa percepção, algo está errado, pois os parágrafos podem estar soltos, isolados. Vamos dar um exemplo com o  tema: as medidas contra o ato de dirigir alcoolizado devem ser mais rígidas?

As medidas contra o ato de dirigir devem ser mais rígidas. Apesar da criação da Lei seca, as pessoas ainda não perderam o hábito de dirigirem alcoolizadas. Com isso, os acidentes continuam vitimando milhares de pessoas todos anos. É preciso também uma campanha preventiva entre os jovens que mostre como esse hábito destrói tantas vidas.

Os efeitos do álcool são devastadores com relação ao reflexos do motorista. Perde-se a noção de espaço e o tempo de resposta fica muito grande. Com isso, vários acidentes acontecem de repente e o pior: outras pessoas são vitimadas sem terem a menor culpa. É preciso , portanto, ter-se a consciência de que a mistura álcool e direção é altamente perigosa.


Perceba, que embora a ideia do segundo parágrafo seja semelhante ao tema principal, este nem sequer foi citado, pois não se falou em medidas punitivas mais rígidas. Não é preciso se repetir o que já foi falado, mas ao menos deve-se mencionar o tema em cada parágrafo, percebeu? Veja abaixo um novo segundo parágrafo, com a coesão estabelecida com o primeiro:

Os pedidos por medidas punitivas mais severas não são nenhum exagero, visto que os efeitos do álcool são devastadores com relação ao reflexos do motorista. Perde-se a noção de espaço e o tempo de resposta fica muito grande. Com isso, vários acidentes acontecem de repente e o pior: outras pessoas são vitimadas sem terem a menor culpa. É preciso , portanto, ter-se a consciência de que a mistura álcool e direção é altamente perigosa.

Veja, caro amigo, que a colocação da frase em negrito estabeleceu a coesão ideológica com o tema principal que é "As medidas contra o ato de dirigir alcoolizado devem ser mais rígidas?

Um comentário: