REDAÇÃO PADRÃO

Como exemplo de uma redação bem feita apresentamos esta feita para o concurso da Polícia Federal:
(devido à formatação do blog não foi possível fazer o recuo dos parágrafos)

A Polícia Civil tem investigado por meio de operações interestaduais, quadrilhas que atuam no roubo de cargas de transportadoras. Esse crime é muito comum nas estradas brasileiras, o que vem necessitando a união de forças das polícias estaduais e federais para combatê-lo.

No caso abordado, a Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou uma operação para capturar os criminosos em flagrante, e apenas um foi preso . Tratando-se de um crime interestadual, está expresso na Constituição Federal que, caso o crime exija repressão uniforme, a Polícia Federal deverá intervir e assumir a investigação, mesmo a empresa de transporte sendo particular, a qual o governo não possui nenhuma participação financeira.

Após o momento daquela prisão, em flagrante, de um dos membros da quadrilha, o mesmo ofereceu ao chefe da equipe policial considerável quantia em dinheiro, para ser liberado informalmente. Essa atitude se enquadra no Código Penal como crime de corrupção ativa, o que caracteriza um crime contra a administração pública, ao qual o criminoso responderá em concurso com os demais delitos cometidos. Na hipótese levantada, não sendo aceita a oferta, a prisão do membro da quadrilha foi feita pelos policiais de acordo com as formalidades legais.

Assim, fica clara a competência da Polícia Federal para atuar em crimes interestaduais de roubo de cargas, onde se exija repressão uniforme, assim como se torna evidente que a tentativa de subornar um policial configura-se como um crime de corrupção ativa.

2 comentários: