Texto instrucional

Olá. O texto instrucional ou injuntivo é aquele no qual o autor dá conselhos, ordens ou instruções a alguém.
Exemplo
Neste verão proteja sua pele. Ao sair de casa, mesmo com tempo nublado , use protetor solar. Na praia, o cuidado deve ser dobrado: evite exposição direta, ficando embaixo de um guarda-sol, reforce o protetor a cada duas horas e toda vez que entrar e sair da água. Outro fator fundamental é beber bastante água.
Outros exemplos são os textos de manuais de instrução, receitas , bulas, propagandas, livros de auto-ajuda, etc :

Pense como um gigante
O negativismo decorrente da baixa auto-estima é um desafio para gigantes. Livre-se do hábito da indolência mental sem ter tolerância nenhuma com aquele inimigo traiçoeiro. Tente reconhecer os pensamentos negativos e reverta a situação rapidamente para manter uma atitude positiva em relação à vida
,do livro "O Gigante em Você - Maximize a sua auto-estima".

Perceba que a principal característica do texto instrucional é o uso do verbo no imperativo, como se estivesse dando ordens: "livre-se", "use", "evite", " tente";

Exercício:

TEXTO MOTIVADOR

Para o direito, a cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir nos destinos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração.
Em uma visão mais humana, ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e da sociedade como um todo. A cidadania consiste em diversos gestos, como não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os idosos, ou até os mais básicos como saber dizer obrigado e desculpe. Em suma, o cidadão é aquele sujeito que procura ajudar o próximo sem medir esforços para tanto.

Tomando o texto acima apenas como referência, redija um texto instrucional, de 15 a 30 linhas sobre o tema: manual de comportamento sustentável para o cidadão brasileiro.

14 comentários:

  1. Finalmente um bom blog! Obrigado, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  2. Um texto instrucional pode ter título?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de obter um modelo de texto estudo de caso

    ResponderExcluir
  4. esse textos que eu escrevie nao tem nad a aver com textos instrucinal

    ResponderExcluir
  5. larga de ser otario pvt

    ResponderExcluir
  6. O presente estudo baseia-se na relação existente entre Direito Ambiental e Direito das Relações de Consumo, analisando a educação sustentável do consumidor e seus efeitos no mundo capitalista, objetivando expor o conceito de sustentabilidade e relação de consumo à luz de uma perspectiva pedagógico-educacional consumerista, delineando a questão do consumo exacerbado engendrado em um sistema capitalista, visando demonstrar os efeitos e conseqüências no meio ambiente. O consumo sustentável prega que o cidadão/consumidor também é responsável, e como tal, deve escolher produtos produzidos por empresas éticas, que cuidem do meio ambiente, com a finalidade de alcançar a sustentabilidade, bem como abandonar o individualismo e egocentrismo existente no atual contexto capitalista, refletindo sobre as conseqüências do seu ato de consumo para a coletividade. Assim, é importante o cidadão atual compreender que o desenvolvimento econômico e tecnológico é sim necessário, mas que ele pode ser adequado de maneira a não comprometer o meio ambiente e as gerações futuras, suprindo todas as necessidades do mundo atual.

    ResponderExcluir
  7. no seu exemplo de texto instrucional eu não vi o tema

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não estou conseguindo visualizar parte da postagem. Não sei se o problema é do meu computador ou do blog.

    ResponderExcluir