DESCRIÇÃO


DESCRIÇÃO

Pegue uma fotografia qualquer. Observe detalhadamente tudo nela: as pessoas, os móveis,  a cor das paredes, o telhado, o que há no fundo da foto, etc. Agora escreva tudo o que viu com detalhes. Bem você acabou de fazer uma descrição.  Podem-se descrever pessoas, ambientes e até alguma cena que aconteceu, algum  fato ocorrido. A foto da qual falamos também pode ser imaginária. Você pode visualizar qualquer foto na sua mente e aí começar a escrever o que imagina. Fácil, não? Famos fazer um exercício?  ok! Veja a foto abaixo: 

Não olhe agora para a descrição que fiz abaixo. Pegue uma folha de papel e faça uma do seu modo. Não se preocupe em escrever bem, afinal você está começando. Depois, compare com a descrição minha abaixo.


A Família está na sala, sentada num sofá de capa laranja. A janela branca de ferro está aberta . A parede também é branca . Há quatro pessoas sentadas: um homem aparentando quarenta anos vestindo a camisa do Flamengo. Um menino de aproximadamente dez anos sorrindo e segurando um brinquedo. Ao lado deste há um senhor muito elegante também vestindo o manto sagrado. Por fim, na extrema direita do sofá há um jovem vestindo uma calça jeans e uma camisa social azul clara. Em sua mão parece haver um copo de refrigerante ou vinho. Todos exibem uma felicidade, embora o senhor esteja sério. Puro charme de um pai orgulhoso! 

E aí, ficou parecido? Não? Bem , talvez você tenha observado outros elementos na foto e até pode ter feito uma descrição mais direta, seca (OBJETIVA) ou pelo contrário, pode ter dado mais emoção às palavras e assim sua descrição ficou mais SUBJETIVA que a minha . O que importa é escrever tudo o que se vê, de forma ordenada e detalhada.

Outro detalhe muito importante numa descrição é que tudo acontece ao mesmo tempo. Como na foto, as pessoas e os objetos estão ali  juntos na mesma hora e no mesmo local.

DESCREVENDO UMA CENA
Lembra daquele dia no qual você ligou para alguém contando, na hora, um fato ocorrendo na rua, no shoping ou em qualquer outro lugar? Humm, provavelmente você também fez uma descrição!!! Vamos dar um exemplo:

A polícia chegou agora. Os professores grevistas continuam protestando com palavras de ordem e cartazes. Muitos deles estão de camisas vermelhas com nomes de sindicatos. Há também alguns com camisetas onde está escrita a frase: "fora Governador!". Apesar do clima pacífico, pode-se notar uma certa tensão nos olhos, tanto dos militares, quanto nos dos educadores. A qualquer momento, afinal, pode haver um confronto violento, como sempre ocorre em protestos de trabalhadores reivindicando seus direitos.

Viu? no texto acima, eu descrevi uma cena que poderia ter acontecido numa rua do centro da cidade, por exemplo. Você pode, na hora em que precisar escrever, lembrar de alguma cena que viu na rua, na praça, no trânsito ou até mesmo em sua casa. O importante, lembrando mais uma vez, é escrever como tudo acontece: ao mesmo tempo e no mesmo local. Ah, nos textos que dei como exemplo, eu escrevi apenas um pouco. Numa prova você precisará escrever mais linhas. Mas vá com calma, comece escrevendo e aos poucos vá aumentando o número de linhas. Como fazer isso? é só você ser mais detalhista ainda, não deixar passar nada do que vê. Com certeza sua redação ficará maior. Tente pôr um pouco de emoção também. Não descreva apenas mecanicamente. Por exemplo, na última frase da descrição que fiz acima, eu coloquei um pouco da minha emoção, ao ficar do lado dos grevistas. Eu, ao dar minha opinião , fui impessoal, e minha descrição recebeu um tom SUBJETIVO na última frase, percebeu?

Deixo-lhe agora, um pedaço de texto que mostra como o mestre José de Alencar fazia uma descrição:

A sala
"Entremos, já que as portas se abrem de par em par, cerrando-se logo depois de nossa passagem. A sala não é grande, mas espaçosa; cobre as paredes um papel aveludado de sombrio escarlate, sobre o qual destacam entre os espelhos duas ordens de quadros representando os mistérios de lesbos. Deve fazer idéia da energia e aparente vitalidade com que as linhas e colorido dos contornos se debuxavam no fundo rubro, ao trêmulo da claridade deslumbrante do gás.
A mesa oval, preparada para oito convivas, estava colocada no centro sobre um estrado, que tinha o espaço necessário para o serviço dos criados; o resto do soalho desaparecia sob um felpudo e macio tapete, que acolchoava o roda pé e também os bordos do estrado."
ALENCAR, José de. Luciola. São Paulo: Ediouro, 2000.
Note como o autor coloca poesia e emoção ao descrever a sala. Embora haja trechos em que ele é bem objetivo com as palavras, predomina a descrição SUBJETIVA.

Agora como exercício, você pode enviar uma descrição para o endereço rogeriocoelho07@hotmail.com  que teremos o prazer de corrigir e lhe retornar.