DISSERTAÇÃO

A DIFERENÇA ENTRE DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA E ARGUMENTATIVA Nada melhor do que um exemplo para explicar essa diferença. Veja: "Nelson Mandela foi um ativista contra o Apartheid, luta que durou décadas , tendo, inclusive, sido preso, também por muito tempo. Nesta semana sua luta contra a doença chegou ao fim, porém o mundo todo reconhece o seu importante legado. Há, porém, algumas correntes de pensamento que condenam o fato de Mandela ter feito parte de um grupo armado que resistiu às forças governamentais racistas" "Nelson Mandela foi um ativista contra o Apartheid, luta que durou décadas, tendo, inclusive, sido preso também por muito tempo. Nesta semana sua luta contra a doença chegou ao fim. Porém, ele não perdeu. É um vitorioso, pois hoje em dia, negros e brancos convivem em harmonia na África do Sul. Há porém, algumas correntes de pensamento que condenam o fato de Mandela ter feito parte de um grupo armado que resistiu às forças governamentais racistas. Esquecem-se , entretanto, de que não há como lutar sem armas, quando o inimigo comete atrocidades e massacres quase diários" PERCEBAM QUE NO SEGUNDO TEXTO A OPINIÃO DO AUTOR ESTÁ BEM MAIS EXPLÍCITA. POIS BEM, ESSE TEXTO É UMA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA. Certamente você já deu a sua opinião sobre um assunto qualquer. Numa roda de amigos ou até mesmo numa conversa ao telefone, constantemente queremos dizer o que pensamos, expor nossas idéias. Sempre que fazemos isso, estamos fazendo uma dissertação. Então podemos afirmar que DISSERTAR É EXPOR NOSSA OPINIÃO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.

DISSERTAÇÃO ESCRITA
Colocar uma opinião no papel é bem diferente de dizê-la a alguém. Ao escrevermos, não podemos usar alguns recursos que temos na fala como, por exemplo, gírias ( já é, o cara, a mina, bolado ), interjeições ( argh!, putz!). Mas por que isso? Porque quando escrevemos, principalmente em redações, devemos ser mais formais para não atrapalhar o entendimento de quem vai ler. Uma pessoa mais idosa, por exemplo, pode não entender uma expressão como  "já é" e interpretar tudo errado. Não imagine que o leitor entenda tudo que você escreve, portanto seja simples e formal (mas sem exageros) quando escrever uma DISSERTAÇÃO.

PLANEJANDO O TEXTO
Em uma prova, o tempo para escrever é muito curto, portanto, você deve, antes de tudo, planejar a sua redação. A primeira etapa é  identificar o tema.

1- IDENTIFICAÇÃO DO TEMA
Em alguns concursos, a banca fornece o tema através de pequenos textos-guias. Veja o exemplo:

01. (FUVEST - 1997) Redija uma dissertação em prosa, relacionando os três textos a seguir.

Texto 1

Na prova de Redação dos vestibulares, talvez a verdadeira questão seja sempre a mesma:
 "Conseguirei?". Cada candidato aplica-se às reflexões e às frases na difícil tarefa de falar de um tema A proposto, com a preocupação em B - "Conseguirei?" - para convencer o leitor X.

Texto 2

Ao escrever "Lutar sem palavras / é a luta mais vã. / Entanto lutamos / mal rompe a manhã", Carlos Drummond de Andrade já era um poeta maior da nossa língua.

Texto 3

"É difícil defender,
só com palavras, a vida". (João Cabral de Melo Neto)



Neste exercício acima, está claro que o tema é "a dificuldade de se expressar através das palavras". Então, nesse caso , basta escrever  falando sobre cada aspecto citado em cada um dos três textos. Não se pode copiá-los, apenas fale um pouco sobre o que cada texto diz.


TEMA LIVRE
Se o tema da redação for livre, isto é, se você tiver a opção de escolhê-lo, basta pensar algum assunto interessante e depois delimitar o tema.


2- Delimite o tema.

O QUE É "DELIMITAR O TEMA"?


Vamos supor que o tema que você escolheu seja "televisão". O que escrever? Há uma variedade enorme de aspectos: a televisão educativa, a televisão como entretenimento, o poder influenciador da televisão, a história da televisão, a televisão e a família, a televisão brasileira, etc.
Bem você deve ter notado que cada tópico especifica um tema. Então basta escolher UM TEMA APENAS E FALAR SOMENTE DELE, esquecendo os demais.


Exercício


Delimite o tema "MODA". 


Resposta: A moda verão.


Observação: veja que ao colocar a palavra verão ao lado de " a moda", eu delimitei o tema , ou seja, eu não vou mais falar sobre o mundo da moda e sim, somente da moda que é usada no verão.





3- Aonde você pretende ir? (O OBJETIVO)

Vamos supor que você tenha planos de viajar no próximo carnaval. As malas já foram arrumadas e você já sabe aonde quer ir. Mas antes de partir é preciso saber por qual caminho você irá, concorda?  
Pois bem, com a redação também é assim. Não adianta apenas se arrumar as malas, ou seja , não adianta apenas delimitar o tema. É preciso definir o que você pretende ao escrever.

Como conseguir o objetivo da redação? Vamos a um exemplo prático:

Tema: Big Brother Brasil

Tópico (tema delimitado): A sexualidade dentro do Big Brother Brasil

Objetivos(o que pretendo): 1-provar que a sexualidade fica muito intensa dentro do reality show;
2-mostrar que o sexo é usado para se aumentar a audiência; 3- Há como ganhar o milhão sem se envolver sexualmente no Big Brother?  4-As mulheres controlam o jogo sexual dentro do Big Brother? 

Observe que foram escritos quatro objetivos. Na hora de escrever , você irá escolher apenas um e vai falar somente dele até o final.

4- Começando a arrumar a casa (tema+ tópico frasal+ 

objetivo)

Vamos continuar usando o tema "Big Brother Brasil, ok?
Vamos, lá. Primeiro , escreva num papel em separado os seguintes campos:

a) Tema: Big Brother Brasil
b) Tópico(tema delimitado): a sexualidade dentro do BBB
c) Objetivo: Mostrar que a sexualidade é utilizada para aumentar a audiência do programa

Bem, agora é preciso arrumar idéias para provar o seu objetivo. Essas idéias são os argumentos. Nessa hora, você deve escrever o máximo de argumentos que puder. É  a famosa TEMPESTADE DE IDÉIAS (lembre-se que todas as idéias tem a função de defender o seu objetivo).

d) Tempestade de idéias: A produção do programa inventa jogos e brincadeiras sensuais a todo instante; Há câmeras que filmam casais fazendo sexo; As mulheres usam trajes mínimos e os homens estão quase sempre sem camisa; Nas festinhas, é estimulado o beijo entre mulheres, as câmeras filmam preferem filmar as pessoas em poses e ângulos mais provocantes, o apresentador sempre faz perguntas picantes aos confinados e assim estimula o jogo sexual.


E agora? Escolha três idéias (argumentos). Mas escolha aquelas que você acha mais fáceis de desenvolver. Cada idéia escolhida formará um novo parágrafo de desenvolvimento da redação. 
Eu escolhi essas: As câmeras filmam casais fazendo sexo; a produção inventa jogos e brincadeiras sensuais a todo instante; o apresentador sempre faz perguntas picantes que estimulam o jogo sexual.
Essas serão as principais idéias do texto. As outras devem ser descartadas, jogadas fora.

O parágrafo
É um conjunto de um ou  mais períodos (um bom parágrafo deve possuir de dois a quatro períodos) Ah! Você não sabe o que é um período? É simples: é a parte do texto que começa com letra maiúscula e termina no ponto. 

Maneiras de começar um parágrafo
O parágrafo pode começar de várias maneiras, mas vamos ensinar , primeiramente , a mais fácil. Assim podemos começar com:

a) uma declaração inicial 
Exemplo: Não é possível que não haja vida em outros planetas.

Bem, perceba que houve uma opinião inicial, um posicionamento claro sobre o tema "Vida alienígena" já na primeira frase. Pois bem, agora é hora de escrever frases que "sustentem" esse raciocínio:

frase 1: Antigas civilizações demonstram em pinturas , utensílios e tecnologia que receberam ajuda de seres superiores.
frase 2: Há alusões a seres que vinham do céu até na Bíblia, por exemplo.

Agora vamos juntar essas frases todas e construir nosso parágrafo? Bem, mas antes de fazermos isso, temos que juntá-las com um tipo de "cola-frases" chamado de conectivo. Abaixo , essas "cola-palavras estão em negrito;

Vamos lá , então:

Não é possível que não haja vida em outros planetas, visto que antigas civilizações demonstram em pinturas, utensílios e tecnologia, que receberam ajuda de seres superiores. Além disso, há alusões a seres que "vinham do céu" até mesmo na Bíblia.

Pronto! o nosso primeiro parágrafo está concluído! Viu como é simples?

Agora, treine isso com uma opinião contrária, ou seja, afirmando que não seja possível a vida extraterrestre.


DICAS IMPORTANTES PARA UMA BOA DISSERTAÇÃO! 

Para tirar nota dez na redação dissertativa são necessários os seguintes cuidados:
1. Ter uma letra bem legível ( o leitor precisa entender!);
2. Escrever de modo simples: de nada adiantam palavras difíceis ou pouco usadas no cotidiano;
3. Não usar gírias, palavrões e nem figuras de linguagem;
4. Não explique tudo logo na introdução (primeiro parágrafo). Nesta apenas, apenas cite o que vai ser explicado no resto do texto. Portanto, na introdução somente dê umas "pinceladas";
5.Não escreva sem fazer pausas no texto. É preciso colocar pontos no meio dos parágrafos, para que este não fique cansativo ao leitor;
6. Escreva dando a sua opinião sobre o tema, mas jamais se inclua no texto. Assim pronomes como "eu", "nós", "nosso", e verbos na primeira pessoa como "precisamos", por exemplo, são proibidos nas dissertações.
7. Jamais "fale com o leitor". Então não se dirija a ele de forma nenhuma.
8. Para tudo que explicar, dê pelo menos um exemplo de algum fato ocorrido que seja do conhecimento geral;
9. A palavra inicial do último parágrafo pode ser "Portanto", "Sendo assim", "Dessa forma", etc.
10. Não use reticências e nem "etc" em dissertações.