Os três termos podem ser tratados como sinônimos, mas existe uma pequena diferença entre eles:
1) Eficaz: que realiza perfeitamente determinada tarefa ou função, em condições normais e sem precisar de outro auxílio, e que produz o resultado pretendido.
Exemplo: Carlos foi eficaz ao vender toda a sua cota de produtos.
2) Eficiente: que chega ao resultado que produz o seu efeito específico, mas com qualidade, com competência, com nenhum ou com o mínimo de erros. O eficiente vai além do eficaz. A eficiência tem gradação, ou seja, uma pessoa pode ser mais ou menos eficiente do que a outra. Já a eficácia implica sim ou não, ou seja, ou é eficaz ou não é.
Exemplo: Maria foi eficaz ao vender toda a sua cota de produtos e eficiente em gastar 30% a menos de gasolina que Carlos.
3) Efetivo: que tem capacidade de funcionar normalmente, satisfatoriamente, porém tem mais a ver com a realidade, com o que é real e verdadeiro. O efetivo está realmente disponível e é incontestável, verificável, executável. Efetivo tem igualmente o sentido de positivo, eficaz.
Exemplo: Aquela propaganda é simples, mas efetiva.Atenção: É possível que uma ação seja ao mesmo tempo efetiva, eficiente e eficaz. Ela também pode ser eficaz sem ser eficiente.
Atenção: É possível que uma ação seja ao mesmo tempo efetiva, eficiente e eficaz. Ela também pode ser eficaz sem ser eficiente.
Fonte :http://www.scrittaonline.com.br/curiosidades/eficaz-x-eficiente-x-efetivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário