A INTRODUÇÃO

Aristóteles já dizia:  " A introdução é aquilo que não pede nada antes, mas que exige algo depois". E ele tinha razão, pois a introdução  inicia o leitor no assunto. Diz o que o  texto vai dizer. Então, já deu pra perceber que nas primeiras linhas, o leitor deve ser informado sobre o tema da redação. E mais: como essa tema será apresentado.
Comece com frase bem atrativa, que chame a atenção de quem está lendo. Pode ser uma pergunta, uma declaração, uma exclamação. O importante é que esteja dentro do tema. Bem, mas como aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, vamos dar um exemplo de introdução:

O mundo anda carente de confiança. Em quem acreditar, em quem confiar? Antigamente confiava-se nas pessoas, que, inclusive, cumprimentavam-se mesmo sem se conhecerem. Hoje, talvez pela violencia que gera um medo coletivo, as pessoas  estao cautelosas e receosas demais.

Olhe que bela introdução de texto: logo na primeira frase, o autor já diz o tema da redação, que é a carência de confiança que o mundo está sofrendo. Depois ele reforça o tema com uma pergunta ( em quem confiar?). Após isso, ele apresenta argumentos para provar o valor da declaração inicial : (1) antigamente, confiava-se mais nas pessoas , (2) a violencia gera um medo coletivo que torna as pessoas mais receosas
São esses argumentos que serão defendidos no desenvolvimento, um em cada parágrafo. Fácil, não?

Vejamos outra introdução:

Parece que agora o governo brasileiro quer ensinar aos governantes estrangeiros como sair da crise. Do jeito que falam, dão a entender que o Brasil é um exemplo de administração pública e prosperidade, ao contrário dos outros países. Mas basta viajar para a Europa, por exemplo, para se ter uma opinião bem diferente da dos nossos dirigentes.

Nessa introdução, o autor começa com uma frase inicial que já contém o tema : o governo brasileiro quer ensinar aos estrangeiros a como sair de uma crise econômica. Depois, ele apresenta um argumento para explicar o que disse anteriormente e na última frase, ele demonstra que não concorda com a atitude dos governantes brasileiros e assim já nos mostra qual é o objetivo do texto.

tema: o governo brasileiro
delimitação do tema (tópico frasal): o governo brasileiro quer ensinar aos estrangeiros a como sair de uma crise.
objetivo: mostrar que a realidade não é outra



2 comentários:

  1. Acredito na ideia do autor, pois só continuei até o final, pois houve espaço para isto e qualidade no que foi escrito. Parabens e continue contribuido com pessoas como eu que querem melhorar cada vez mais suas ciências.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. verdadeiramente o autor fala com clareza a sua opinião sobre o assunto abordado, então irei continuar lendo esses tipos de texto pois estão me ajudando bastante.

    ResponderExcluir