terça-feira, 27 de março de 2012





Como aprender a fazer redação? 

Em primeiro lugar, quero dizer que tudo na vida é aprendizado e prática, ou seja, para fazer uma boa redação , você precisa ler e praticar muito. Mas pode ler qualquer coisa? Sim! você deve ler tudo o que lhe for possível, mas dê preferência a bons jornais e a clássicos da literatura, pois esses veículos costumam usar a língua em sua forma exemplar. Essa foi apenas uma dica inicial. Prepare-se agora para aprender bem mais sobre REDAÇÃO!

 OS TRÊS PILARES DE UM BOM REDATOR

 Para ser bom em redação, você terá que tomar três ações :
 1_ "Estar por dentro" de tudo o que acontece na sociedade. Para isso, leia, como já foi dito, bons jornais(O Globo, Folha de São Paulo, etc.), assista aos telejornais mais importantes e leia também boas revistas (Veja, Época, Isto é, etc.). Ler clássicos como os de Machado de Assis, por exemplo, também é fundamental, principalmente para quem deseja aprender NARRAÇÃO. Dessa forma, você aumentará o seu CONHECIMENTO DE MUNDO, o que te dará CONTEÚDO na hora de escrever. Sacou?

 2- Tenha consigo boas gramáticas. O ideal é ter uma bem aprofundada (a de Evanilo Bechara é um bom exemplo) e outra mais didática ( pode ser a do Pasquale ou a do Ernani Terra). Mas não adianta ter e não ler. Por isso, consulte, faça exercícios e pesquise muito nesses livros. Dê atenção especial às conjunções, aos pronomes, às orações (coordenadas e subordinadas), à análise sintática e à pontuação. Estar sempre exercitando questões de gramática fará com que você APRENDA A ESCREVER SEM ERROS!




 3- A terceira ação, na verdade, é um resultado das anteriores. Ao ler diversos tipos de textos e treinar bem a gramática, você saberá que para cada tipo de leitor ou público existe uma forma adequada de se expressar, de escrever. Por exemplo, um discurso de um advogado para um juiz é muito mais formal do que o de um locutor narrando um jogo. Por outro lado, um e-mail enviado a um amigo será muito mais informal do que aquele enviado ao diretor da empresa. Portanto, em uma redação, é importantíssimo ESCREVER PALAVRAS ADEQUADAS! Percebeu a jogada? Nas outras páginas, nós falamos sobre os três gêneros textuais : A DESCRIÇÃO, A NARRAÇÃO E A DISSERTAÇÃO e também sobre uma as partes que compõe toda redação: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Vá ao lado e clique em uma delas! Não espere mais para aprender!

9 comentários:

  1. boa sorte que DEUS TE ABENÇOE bjs no seu coração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Mas uma dúvida...quem é você?

    ResponderExcluir
  3. anonima rsrsrsrs vc ñ me conhece pode ter certeza

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aê mano...obrigado , ajudou muito.!

    ResponderExcluir
  6. Amigos, peço que ao enviarem as redações para correção, enviem-nas de duas formas: uma digitada e outra escaneada.Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Rogério Coelho..vc é o corretor das redações tb? É professor de português ?

    ResponderExcluir
  8. Sim, sou Formado em Letras e Pós-graduado em Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Eu corrijo as redações, mas conto com a ajuda de outros professores também.

    ResponderExcluir